Seja bem vindo!

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta das
8:00 as 11:30 - 13:30 as 18:30.
R. Goias, nº 450, Centro - Uberlândia - MG - CEP:38400-064
Cliente em Destaque
Lívia gosta de ler e sair com os amigos
Ortodontia/Ortopedia
Dúvidas e Perguntas mais comuns sobre Ortodontia e Ortopedia Facial

01.O que é dentição?
É o conjunto de dentes que temos presentes na boca, numa determinada idade.

02.Quantas dentições nós temos?
Temos 2 dentições. A decídua e a permanente.

03.O que é dentição decídua?
Ao nascer o nenê não tem nenhum dente na boca. Em poucos meses começam a nascer os primeiros dentes, que são os de leite e que vão cair mais tarde.

04.Quando começam a aparecer os primeiros dentes permanentes?
Lá pelos 6 ou 7 anos de idade.

05.Quando cai o último dente de leite?
Mais ou menos aos onze ou doze anos de idade.

06.O que é dentição mista?
Entre os 7 e 12 anos de idade, você tem na boca uma mistura de dentes de leite e dentes permanentes. A isto é dado o nome de dentição mista.

07.O que são dentes permanentes?
São os dentes que começam a aparecer na boca depois que os dentes de leite caem. Esse processo de queda dos dentes de leite e aparecimento dos permanentes começa lá pelos sete anos de idade e só termina aos 12 ou 13 anos de idade e vão ficar por toda a vida.

08.O que é displasia facial?
É uma má formação, ou seja, uma desarmonia entre os ossos da face. Exemplo: queixo que fica muito para trás, quando você se olha num espelho vendo o perfil da sua face. Outro exemplo: quando você se olha de frente e vê seu queixo desviado para o lado, caracterizando uma assimetria facial. Displasia facial é uma doença (patologia).

09.Qual o método que trata da displasia facial?
É a Ortopedia Facial e a Ortopedia Funcional dos Maxilares, na fase de crescimento ou Cirurgia Ortognática na fase adulta.

10.Displasia facial provoca má-oclusão dental?
Sim e freqüentemente.

11.O que é má-oclusão dental?
São dentes fora da posição correta. Exemplos: dentes girados, encavalados, dentes muito para fora da boca projetando os lábios, dentes muito para dentro da boca deixando o perfil achatado, dentes de cima que cobrem os de baixo (mordida profunda), dentes de cima que não tocam os de baixo (mordida aberta), dentes superiores que não encaixam direito com os inferiores. Os dentes ficam tortos por questões genéticas, hábitos novivos, problemas na fala ou respiratórios.

12.O que é Ortopedia Facial ou Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) ?
É um método de tratamento das displasias faciais e das má-oclusões dentais, para a harmonização do rosto. São tratamentos realizados em clientes em fase de crescimento.

13.Qual o método que trata somente da má-oclusão dental?
É o aparelho fixo.

14.Portanto, o que é a Ortodontia Fixa?
É um método de tratamento, usando aparelhos fixos, para corrigir as posições dos dentes. É uma forma de tratamento mais previsível por não contar tanto com a colaboração do cliente.

15.O que é atresia da maxila?
É um estreitamento da maxila. Quando o problema é muito severo provoca também estreitamento do nariz lá por dentro e prejudica a respiração, além de entortar os dentes, pois é também uma displasia facial.

16.Como é tratada a atresia da maxila?
Na criança é tratada com Ortopedia. Se for numa pessoa mais velha, provavelmente será necessária cirurgia ortognática para alargar esse osso. Esse método no adulto é chamado Disjunção Palatina Cirurgicamente Assistida.

17.O que provoca a atresia da maxila?
Existem várias causas. Uma das mais comuns é respirar pela boca.

18.Atresia da maxila prejudica só os dentes?
Não. Prejudica a respiração, a fala e pode ainda entortar a face (assimetria esqueletal), deixando a mandíbula (queixo) mais para um lado, quando olhamos a criança bem de frente.

19.É importante tratar os dentes?
Sim, para obter uam melhora da saúde. Com dentes tortos você não consegue mastigar direito o que prejudica a digestão. Além disso pode facilitar o aparecimento de cáries, doenças das gengivas e problemas na Articulação Têmporo-Mandibular.

20.O que é ATM ou Articulação Têmporo-Mandibular?
É essa articulação usada para abrir e fechar a boca, pertinho do ouvido.

21.O que é respiração bucal?
É o fato de respirar muito pela boca. Acontece quando existe um aumento no tamanho de adenóides, desvio de septo por aumento dos tecidos da mucosa nasal ou mesmo simplesmente por hábito. Geralmente a criança dorme sempre com os lábios meio abertos. Pode haver junto atresia de maxila.

22.Respiração bucal prejudica a prática de esportes?
A criança pode se cansar mais facilmente pois não consegue respirar direito pelo nariz.

23.Respiração bucal prejudica o crescimento geral e da face?
Sim. Geralmente a maxila fica mais estreita e provoca a chamada mordida cruzada dental.

24.O que são lábios hipotônicos?
São lábios fracos. Acontece quando os músculos que controlam a posição dos lábios estão sem exercício. Os lábios ficam caídos para frente. Muitas vezes acontece junto com a respiração pela boca.

25.Problemas de alergia podem se refletir no crescimento facial?
Sim, quando provocam dificuldades respiratórias. Pode ocorrer estreitamento da maxila e portanto estreitamento do nariz também. Esse estreitamento da maxila pode provocar nos dentes o que é chamada mordida cruzada dental.

26.O que são problemas de fonação?
São problemas que algumas crianças apresentam para pronunciar corretamente determinadas palavras.

27.Problemas de fonação prejudicam os dentes?
Sim, se uma criança interpõe a ponta da língua contra os dentes da frente por exemplo, pode provocar o avanço desses dentes.

28.O que é deglutição atípica?
São problemas do modo de agir dos músculos da face quando a criança engole um alimento. O mais comum é colocar a ponta da língua entre os dentes da frente.

29.Problemas relacionados com a deglutição (engolir) acontecem somente durante a alimentação?
Não. Crianças engolem saliva o dia e noite inteira. Pode chegar a 2.600 vezes por dia. Toda vez que engolem podem estar empurrando os dentes todos para uma posição errada.

30.Problemas de deglutição prejudicam os dentes?
Sim. Pressionar demais os dentes da frente pode empurrá-los para fora, impedindo que os dentes de cima encostem com os de baixo. Isso é chamado mordida aberta dental anterior.

31.Chupar dedo ou chupeta prejudica os dentes?
Sim. Pode provocar movimentos nos dentes e ossos que os suportam.

32.Qual a idade correta para iniciar tratamento com Ortopedia Funcional?
O exame precoce de uma criança permite que um especialista avalie e detecte algum problema ortodôntico, planejando, se necessário, um tratamento. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem em outro momento para nova avaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico ou ortopédico. Este exame pode ser feito a partir dos quatro anso de idade, quando a dentição de leite já esta completa.

33.Qual a idade certa para colocar aparelho fixo?
Quando você estiver entre onze e treze anos, com todos os dentes permanentes na arcada. Só então sua boca estará pronta para que seja colocada Ortodontia Fixa.

34.Porque muita gente fala para esperar entre onze e treze anos?
Só para poder colocar aparelho fixo (Ortodontia Fixa).

35.Existem adultos usando aparelhos de Ortopedia?
Existem sim. Mas são usados e ativados de forma diferente do que se faz com crianças. Geralmente são usados para iniciar tratamento de problemas da ATM.

36.Ortopedia pode ser colocada nos adolescentes e nos adultos?
Não. Esse tratamento tem que ser feito durante fase de grande crescimento, ou seja, iniciado até 11 ou 12 anos no máximo. Nos adolescentes, mais ou menos aos 13 ou 14 anos, pode ser obtido algum resultado, mas nessa idade já está mais indicada a Ortodontia Fixa.

37.Se já sou mais velho e meu queixo está muito para frente o que pode ser feito?
Por exemplo, se você estiver com 15 anos e a desarmonia óssea (displasia facial) for muito severa, será necessária Cirurgia Ortognática, seguida de Ortodontia Fixa.

38.O que é tratamento Orto-Cirúrgico?
É a combinação da ortodontia com a cirurgia, É uma forma de corrigir casos severos de maloclusão (mordida fora do normal) e de anormalidades entre os ossos maxilares.

39. Quando o tratamento Orto-cirúrgico é necessário?

O maxila superior e o inferior são as bases nas quais os dentes estão alinhados. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente no que diz respeito aos pacientes adultos.

O ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial, terá entrão que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica. Para realizar um tratamento orto-cirúrgico, há um período inicial de aparelhos fixos com o objetivo de alinhar corretamente os dentes. Após esta fase ter sido concluída é que o paciente será submetido à cirurgia e retornará para finalização ortodôntica do tratamento.

40.Tratar com Ortopedia ou Ortodontia é só uma questão de preferência?
Não. Cada tratamento tem que ser planejado pelo problema que a criança apresenta e pela idade que tem. Não é questão de gostar mais desse ou daquele método.

41.Os jovens ou seus pais podem dizer que preferem que o tratamento seja feito com Ortodontia Fixa ou com Ortopedia Funcional?
Não. Só os dentistas que estudaram muito os dois métodos têm conhecimento para dizer qual o melhor tratamento para cada criança.

42.Deixar o tratamento para mais tarde pode provocar problemas maiores depois?
Sim, e isso ocorre com muita freqüência. Às vezes chega ao ponto de obrigar uma cirurgia ortognática que poderia ter sido evitada com o uso correto de aparelho de Ortopedia, na idade certa.

43.Ortopedia resolve todos os problemas?
Não. Muitas vezes é preciso começar o tratamento com Ortopedia e depois finalizar com Ortodontia. Entretanto, mesmo nesses casos, a Ortopedia melhora muito a displasia facial e faz com que a Ortodontia seja muito simplificada.

44.É melhor então deixar para tratar mais tarde, só com Ortodontia Fixa?
Não. A Ortodontia só iria corrigir a má-oclusão dental. A displasia facial não teria mais solução, a não ser com cirurgia ortognática.

45.Para tratar com Ortodontia Fixa tem que fazer extrações de dentes?
Depende de cada caso. Quando bem avaliadas, as extrações não representam qualquer prejuízo ao paciente, pelo contrário, serão imprescindíveis para a conquista de um excelente resultado estético e funcional.

46.Ortopedia pode evitar futuras extrações de dentes?
Sim. Muitas vezes a Ortopedia melhora tanto que mais tarde, pode não precisar de Ortodontia Fixa, ou pelo menos pode evitar futuras extrações de dentes.

47.O que é tratamento preventivo?
É um método para evitar que algum problema venha a aparecer. Exemplo: Na troca dos dentes decícuos pelos permanentes, se um dente nascer cruzado, usa-se um aparelho preventivo para evitar uma displasia óssea.

48.Como é chamado o método que corrige problemas?
É denominado tratamento corretivo.

49.A Ortopedia Funcional é um método preventivo ou corretivo?
É um método totalmente corretivo. Mesmo uma criança de apenas 5 anos pode já apresentar problemas nos ossos e na posição dos dentes. Essa criança deve ser tratada o mais cedo possível. 

50.Ortodontia tem métodos para tratar crianças na idade da dentição mista?
Tem. Mas são métodos cujos resultados são limitados. Em muitos casos fica-se aguardando a dentição permanente para colocar aparelho fixo completo. De qualquer forma esses métodos tratam basicamente só das posições dos dentes (má-oclusão dental).

51.O que são bráquetes?
Bráquetes são pecinhas de metal ou de cerâmica que são coladas nos dentes para que o aparelho de ortodontia aplique forças sobre eles, para movimentá-los.

52.Bráquetes são usados só em Ortodontia Fixa?
Sim. Só aparelhos fixos usam bráquetes.

53.Bráquetes podem ser colados em dentes de leite?
Não, salvo em situações muito especiais. Movimentar dentes de leite com aparelho fixo poderia provocar a perda muito cedo desse dentes.

54.O que acontece se algum dente de leite cair muito cedo?
Os dentes que estão mais para trás movimentam-se sozinhos para frente, diminuindo o lugar onde iria nascer o dente permanente que está ainda dentro do osso. Não tendo espaço suficiente para nascer, esse dente permanente ou fica incluso (dentro do osso) ou nasce fora do lugar. Isso dificulta demais o futuro tratamento. O melhor é não deixar acontecer.

55.As faculdades brasileiras ensinam Ortopedia ou Ortodontia aos estudantes de Odontologia?
Não. No curso de graduação em odontologia, é ensinado somente noções de prevenção de ortopedia. Somente nos cursos de pós-graduação a nível especialiazação, mestrado ou doutorado é que o profissional estará apto a realizar um bom tratamento ortodôntico/ortopédico.

56.Qual a origem da Ortopedia?
É uma especialidade que teve origem na Europa,ainda no século XX, mas que só foi reconhecida como especialidade no Brasil em 2002.

57.Ortopedia Funcional é usada nos Estados Unidos?
Sim. Os americanos estão começando a usar a Ortopedia. Muitos estudos feitos nas Universidades de lá recomendam fortemente o uso desse método de tratamento.

58.Tratamento com Ortodontia Fixa dói?
Um pouco. Antigamente a Ortodontia doía muito, quando se usava aparelhos com arcos ortodônticos de aço inox. Atualmente, com o desenvolvimento dos materiais e fios ortodônticos as  forças se tornaram mais leves e eficazes.

59.Tratamento com Ortopedia dói?
Não. Não pode doer nada. Se doer é sinal de que alguma coisa está errada.

60.Qual o grande problema da Ortopedia?
A colaboração da criançada. Esse é o grande problema. Como são aparelho removíveis, o cliente não usa o tempo necessário, podendo estender o tempo de tratamento.

61.O que é documentação ortodôntica ou ortopédica?
É um conjunto de radiografias, modelos, fotografias e outros elementos em que o dentista se baseia para diagnosticar com precisão o seu caso e, assim, estabelecer um plano de tratamento.

62.Pode-se comer com aparelho ortopédico?
É melhor tirar o aparelho para se alimentar. Mas logo após é necessário colocar o aparelho novamente.

63.Pode-se mascar chicletes?
Não. De forma alguma, tanto se você estiver usando ortopedia ou ortodontia.

64.E se o aparelho quebrar?
Você deve entrar em contato o mais breve possível com seu dentista.

65.E se o aparelho machucar?
Você deve procurar o seu dentista.

66.Pode-se praticar esportes com o aparelho na boca?
No momento de praticar esportes é melhor tirar o aparelho de ortopedia pois se acontecer uma batida pode machucar mais. Logo que terminar o aparelho deve ser colocado de volta. Com ortodontia fixa não é possível tirar, mas existem protetores para os dentes. Fale com seu dentista.

67.Aparelhos mancham os dentes?
Não. Se os bráquetes estiverem colados corretamente e você tiver uma boa higienização bucal, não há risco de manchar os dentes.

68.Aparelhos dão cáries nos dentes?
Não. Mas você tem que tomar muito cuidado com escovação e fio dental, pois o aparelho fixo facilita muito o acúmulo de placa bacteriana, o que provoca cárie dental e doenças da gengiva. Existem escovas apropriadas para quem está com aparelho fixo.

69.Aparelhos atrapalham para falar?
Os aparelhos de Ortopedia no começo atrapalham um pouco. Em alguns dias você já terá se acostumado e não vai atrapalhar quase nada.

70.Quantas horas devo usar o aparelho móvel?
Use o aparelho sempre que possível!!!, no mínimo 16 hora.

71.Preciso usar aparelho para dormir?
Sim. É muito importante. Quanto mais tempo por dia você usar o aparelho mais rápido será o tempo total de tratamento.

72.Quando se está com aparelho fixo é normal sangrar a gengiva?
Não. De forma alguma. Geralmente está acontecendo algum descuido com higienização e a gengiva esta inflamada. Você deve fazer uma profilaxia nos dentes e melhorar a escovação, que a gengiva volta ao normal.

73.O que é profilaxia?
É uma limpeza mais cuidadosa feita pelo Cirurgião Dentista. Geralmente usa-se um aparelho que produz um jato de água com bicarbonato de sódio. Esse método é o melhor para remover bem placa bacteriana.

74.Quanto tempo demora o tratamento com Ortopedia?
Varia muito de caso para caso. De uma forma bem geral podemos dizer que dura de 2 a 3 anos. Há casos que demoram mais. Esse tempo depende demais da colaboração do cliente e do problema que ela tem.

75.Quanto tempo demora o tratamento com Ortodontia Fixa?
Geralmente de 18 a 36 meses. Há casos entretanto que podem durar mais tempo que o previsto. O tempo total de tratamento depende da gravidade da maloclusão, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do cliente.

76.Displasias faciais podem causar problemas psicológicos nas crianças?
Sim, e com muita freqüência. Por exemplo, um queixo para trás deixa o perfil com o nariz muito para frente. Os americanos chamam essa aparência de "bird face" ou seja cara de passarinho. Nas escolas, as outras crianças apelidam essas de Fuinha, Pardal, Nariz e outros apelidos pejorativos. Pessoas que têm os dentes muito para frente são apelidadas de Mônica, Bicudo, Coelho, Dentinho, Beiçola, Boquinha, Limpa-Trilho, Vampiro e outros.

77.Existem crianças que têm vergonha de sorrir?
Existem sim, e com bastante freqüência.

78.Ortopedia e Ortodontia são tratamentos de saúde ou somente estéticos?
São tratamentos da saúde que têm como conseqüência a melhora da estética facial.

79. Os “Cisos” interferem na posição dos incisivos inferiores?
Existem controvérsias sobre este assunto, mas a maioria dos artigos publicados sobre este tema indica que não. O apinhamento (mudança de posição) dos incisivos inferiores é causado por vários motivos, dente eles, o estreitamento da face que ocorre ao longo da vida e o crescimento terminal da mandíbula, que faz com que os dentes inferiores mudem de posição ao serem forçados contra os dentes superiores.

Obs: “Ciso” é utilizado popularmente como abreviação de “dente do ciso”. Ciso é sinônimo de Juízo. Este termo “dente do ciso” ou “dente do juízo” surgiu porque os Terceiros molares aparecem aproximadamente aos 18 anos.

80. É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelho fixo?
Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos, é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que os tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes), já os removíveis é de fundamental importância a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

81. O que são Aftas, quando acontece e qual o tratamento?
A afta é um tipo de úlcera que ocorre em certas regiões da boca, como o assoalho da boca, mucosa labial, sendo rara no céu da boca e na gengiva inserida. Em geral é recidivante. O tamanho é cerca de 0.3 cm de diâmetro em média, podendo ser única ou múltipla, com dor provocada ou espontânea. A literatura relata que, apesar de desconhecida, a causa das aftas envolve aspectos hereditários, psicossomáticos, infecciosos, hormonais ou interação desses fatores.

Traumatismos constantes devido, por exemplo, ao uso de aparelhagem ortodôntica, próteses mal adaptadas, podem causar aftas. A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias. Tratamento: em geral a afta tem cura espontânea, desaparecendo de 7 a 15 dias, mas existem medicamentos específicos que auxiliam no tratamento. Evite o uso de agentes cáusticos no local, pois os mesmos, apesar de diminuir a dor momentânea, provocam a destruição do tecido, o que faz com que a úlcera se torne mais profunda e sujeita a infecções. A utilização de anestésicos tópicos é válido alguns minutos antes das refeições.

Alimente-se bem, evitando debilidade orgânica por carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Quem usa aparelhos ortodônticos pode ter aftas com mais frequência, devido ao trauma do aparelho na mucosa. Nestes casos o ortodontista, indicará o uso de uma cêra para proteção.