Seja bem vindo!

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta das
8:00 as 11:30 - 13:30 as 18:30.
R. Goias, nº 450, Centro - Uberlândia - MG - CEP:38400-064
Cliente em Destaque
Flavia empresária da moda com seu filho Luis Felipe
Ortodontia/Ortopedia
Deglutição atípica

Durante uma deglutição (ato de engolir) normal é importante que haja um perfeito equilíbrio entre os músculos dos lábios, bochecha e língua.
Qualquer ruptura deste equilíbrio, causada pelos lábios, língua, ou bochecha, irá originar as deglutições atípicas e como consequência a má-oclusão.
A deglutição atípica caracteriza-se por uma participação ativa da musculatura perioral (músculo dos lábios). No ato de engolir, observa-se mímica com os músculos dos lábios, pressão das comissuras labiais e participação muitas vezes do músculo do mento (queixo). Nota-se inclusive, movimentos para trás da cabeça, na ingestão de alimentos sólidos. Algumas crianças, como não conseguem selar os lábios corretamente, deixam escapar saliva pelo canto dos lábios. O paciente pode relatar baba noturno, o que indica também uma respiração bucal. Todos estes aspectos levam normalmente a sérios desvios de fonação.
O atendimento do paciente portador de deglutição atípica deve ser realizado pelo Fonoaudiólogo, profissional técnico e cientificamente preparado para esta missão. Porém se houver deformações nos arcos dentários (Mordida aberta, mordida cruzada etc.) dificilmente o Fonoaudiólogo vai conseguir bons resultados. Esses problemas oclusais devem ser corrigidos pelo Ortodontista.
Então, pacientes portadores de deglutição atípica deve ter um atendimento envolvendo o Ortodontista com aparelhos e o Fonoaudiólogo com exercícios visando reeducar a musculatura envolvida na deglutição.